Uma constipação é com frequência acompanhada de dores no corpo

Dores no corpo, dores de garganta, febre e uma sensação geral de doença fazem parte dos possíveis sintomas de uma constipação (infeção gripal). Em caso de gripe é frequente que se sofra de espasmos dolorosos nos baços e pernas. Descubra mais sobre as causas e o tratamento das dores corporais.

Uma mulher toma um banho quente para aliviar as dores no corpo numa constipação sem febre.

O que está na origem das dores no corpo numa constipação?

Dores no corpo numa constipação (infeção gripal) são por si só um sinal positivo. Indicam que o corpo está a lutar contra os agentes patogénicos. Qual a razão? No caso de uma infeção com vírus, da constipação comum, o corpo liberta determinados neurotransmissores, entre outros, as prostaglandinas. Embora estes sejam indispensáveis para o trabalho do sistema imunológico, os mesmos desencadeiam estímulos de dor nas células nervosas.

Geralmente, no caso de uma constipação, as dores no corpo instalam-se em apenas dois dias após a infeção. Estas dores correspondem às dores nos músculos e nas articulações. Os sintomas típicos passam por espasmos dolorosos nas pernas ou braços, bem como nas costas, que são sentidos em diversos graus e em cada movimento, mas também pode ocorrer em repouso, por exemplo, sentado ou deitado.

Coloquialmente, esses sintomas costumam ser referidos como dores musculares - possivelmente porque as dores no corpo costumam ser semelhantes aos músculos doridos.

Compressas mornas à volta dos membros dolorosos, chá, entre outros.. Os truques das avós!

Aliviar a constipação e as dores no corpo

As dores no corpo podem limitar o dia-a-dia, bem como as dores de garganta, febre ou outros sintomas durante uma infeção gripal. Para aliviar existem diversos remédios caseiros, por exemplo:

  • Colocar compressas mornas à volta dos membros dolorosos. Estas devem estar a uma temperatura de 20ºC, podendo ser aplicadas várias vezes ao dia, cerca de 10 a 15 minutos.
  • Tomar um banho quente proporciona calor e relaxamento. Produtos de banho estimulantes da circulação, como por exemplo folhas de abeto, também estimulam o sistema imunológico. Em caso de febre deve prescindir-se do banho.
  • Beber muitos líquidos - o chá faz com que nos sintamos bem e relaxados. Chá de camomila, lima ou chá de gengibre são recomendados devido ao seu efeito desinfetante.

Os analgésicos de venda em farmácias são uma boa alternativa ou elemento complementar aos remédios caseiros. No caso de dores de garganta, dores no corpo, e febre revelaram ser úteis, entre outros, medicamentos com ácido acetilsalicílico, como por exemplo Aspirina® C.

Constipação e dores no corpo: Quando se deve consultar o médico?

Em casos normais, as dores no corpo, que surgem associadas a uma constipação, desaparecem logo após alguns dias. Se não for este o caso, deverá procurar um médico. Isso também se aplica se ocorrer uma febre alta (a partir de 39ºC), se sofrer de suor excessivo ou se sentir desproporcionalmente exausto.

Nota: Se as dores nos membros forem invulgarmente fortes, isso poderá ser indicação de uma verdadeira gripe. Muitas vezes a distinção entre constipação e gripe não é fácil. Uma visita ao médico pode fornecer mais informações.