Gripe ou constipação? Reconheça as diferenças

Os termos constipação e gripe são frequentemente usados de forma sinónima, uma vez que ambas as doenças apresentam por vezes sintomas semelhantes. Além disso, a infeção gripal - outro nome para a constipação - proporciona confusão adicional. Existem, contudo, alguns sinais diferenciadores, que podem ajudar à pergunta "constipação ou gripe?".

Uma mulher tem corrimento nasal devido a uma gripe ou constipação.

É necessária uma apreciação mais concreta dos sintomas

Mal-estar, temperatura elevada e dores nos membros são, à primeira vista, os sintomas típicos tanto da gripe como da constipação. Num olhar mais atento, apresentam-se contudo algumas diferenças, por exemplo no que se refere ao grau de febre e à evolução da doença.

Como se consegue então distinguir, se tem uma gripe ou uma constipação? O quadro seguinte ajuda com algumas pistas:

Características

Constipação (infeção gripal)

Gripe (Influenza)

Início da doençaBastante lenta, possivelmente ao longo de vários diasOs sintomas surgem de repente, em poucas horas surge a febre
FebreEm casos normais, a temperatura aumenta até 38ºCFebre elevada, instala-se rapidamente, muitas vezes acima de 39ºC
Espirros e nariz entupidoUm sintoma típicoMais raro ou menos pronunciado
TosseFrequentemente ocorre como tosse seca no início e no final da constipação; é possível ser tosse com catarroTosse seca e dolorosa é típica no início
Dores de gargantaFrequente no início de uma constipaçãoMais improvável
Dores de cabeçaPodem surgir fortes dores de cabeçaSão típicas na gripe, mais fortes do que na constipação
Dores nos membrosSão possíveis, contudo menos fortes Regra geral, fortes dores musculares e nos membros
CansaçoAs pessoas afetadas sentem-se muitas vezes fracasÉ típico o surgimento abrupto de forte cansaço
Evolução da doençaGeralmente superado após cerca de sete a nove diasDura cerca de 7 a 14 dias; podem passar várias semanas até à recuperação completa

Com a adição de vitamina C, Aspirina C® funciona de forma rápida e eficaz no combate das dores em gripes e constipações.

Uma distinção entre gripe ou constipação pode fazer sentido, já que as duas doenças são acentuadamente distintas. Assim, numa constipação, os sintomas típicos são em princípio menos acentuados. Por outro lado, uma gripe geralmente tem uma evolução pesada - o corpo e a circulação às vezes estão sobrecarregados.

Por detrás de uma gripe ou constipação estão diferentes agentes patogénicos

Uma constipação ou infeção gripal com corrimento nasal, dor de cabeça e dores nos membros é muito aborrecida para as pessoas afetadas, mas é geralmente inofensiva. Os desencadeadores de uma constipação são vários vírus, dos quais existem cerca de 200 espécies. Os rinovírus são os mais comuns.

Uma gripe (causada pelo vírus Influenza) é, por outro lado, uma doença viral que pode causar complicações sérias e em certas circunstâncias pôr em risco a vida. É possível, por exemplo, uma inflamação do músculo cardíaco ou uma pneumonia. Em maior risco estão os doentes crónicos ou as pessoas mais idosas.

Apesar da constipação, continue cheio de vida

Até à data não há tratamento para os vírus da constipação. Embora os antibióticos sejam frequentemente prescritos, estes só funcionam contra bactérias e não contra vírus. O objetivo do tratamento é portanto minimizar os sintomas e reforçar as forças de autorregeneração do corpo.

Gripe ou constipação: quando se aconselha uma visita ao médico?

Se houver uma suspeita de gripe, é aconselhável uma consulta médica. O médico pode, em caso de dúvida, prescrever os medicamentos adequados contra os sintomas da gripe.

Portanto, não hesite em consultar um médico para um ou mais dos seguintes sintomas:

  • Persistência dos sintomas por mais do que alguns dias ou caso se tornem mais fortes
  • Subida rápida da febre alta (acima de 39ºC)
  • Dificuldade em respirar
  • Surgimento de problemas incomuns ou muito graves

Para além dos sintomas mencionados, deve consultar um médico se tiver condições subjacentes, como diabetes mellitus ou asma.