Constipação aguda: que medicamentos ajudam?

Tanto na vida profissional como na familiar, é normalmente quase impossível fazer uma pausa e deitar-se em caso de constipação com dores e febre. Os remédios caseiros necessitam, com frequência, de algum tempo até fazerem efeito. Uma boa alternativa, que restaura o doente numa constipação, são os medicamentos sem receita médica da farmácia. Descubra aqui o que pode tomar numa constipação.

Mãe e criança com constipação tratada.

Qual a utilidade dos medicamentos para a constipação?

Em primeiro lugar, numa constipação os medicamentos não aceleram a evolução da doença, ou por outras palavras, o doente não se restabelece mais rapidamente. No entanto, os medicamentos às vezes aliviam os sintomas típicos, como espirros, dores nos membros ou febre, de forma a que possa seguir a sua vida quotidiana como habitual, apesar da constipação.

Frequentemente, as pessoas afetadas sofrem em simultâneo de vários sintomas da constipação. De um modo geral, uma infeção gripal começa com dores de garganta; dentro de um dia juntam-se-lhe, na maior parte das vezes, corrimento nasal, bem como dores de cabeça e dos membros. Tosse seca pode surgir tanto no início como no fim da constipação. Os doentes tossem com frequência mesmo quando todos os outros sintomas já desapareceram. Em alguns casos, durante uma constipação também surge febre.

Portanto, os assim chamados compostos combinados devem ser considerados porque esses medicamentos para a constipação combatem vários sintomas ao mesmo tempo. Em contraste, os antibióticos não são apropriados no caso de uma constipação, pois estes só funcionam contra bactérias, sendo que uma constipação é sempre provocada por vírus.

E as vacinas?

Em vez de medicamentos, é preferível ser vacinado para prevenção? Infelizmente, tal não é possível para a constipação. Não existe nenhuma vacina contra os mais de 200 vírus que podem causar uma constipação. Uma vacina contra a gripe apenas protege contra o vírus Influenza, ou seja, contra uma infeção com o vírus da gripe, sendo inútil contra vírus da constipação.

Que medicamentos ajudam na constipação?

As pessoas constipadas têm, em princípio, a escolha entre compostos combinados e compostos simples, tendo estes um componente único para o alívio dos sintomas. Os últimos são, por exemplo, o spray nasal, o xarope contra a tosse ou os comprimidos para a dor de garganta.

À questão que medicamentos tomar numa constipação, deve-se considerar em primeiro lugar as substâncias ativas contidas nos mesmos. Estas devem ter efeitos anti-inflamatórios e analgésicos. O ácido acetilsalicílico atua na diminuição da dor, baixa a febre, tem propriedades anti-inflamatórias e tem resultados comprovados contra os sintomas da constipação, como é o caso da Aspirina® C.

A vitamina C contida adicionalmente na Aspirina® C (ácido ascórbico) proporciona um suporte importante para a própria defesa imunitária do corpo.

Para além dos medicamentos, o repouso é importante em caso de constipação

Para que possa recuperar totalmente da constipação, é importante dar ao corpo o merecido descanso o mais depressa possível. Caso contrário, existe o risco de fazer arrastar a infeção. Tente dormir pelo menos de sete a oito horas durante a noite. Se não tiver febre, um banho quente também pode ser muito benéfico.

Se os sintomas não melhorarem até uma semana ou se piorarem, deve consultar um médico.