Dor aguda e tipos de dor

As dores são um sinal de alarme do corpo. Os vários tipos de dor, como dores de cabeça, dores de costas ou enxaquecas não devem ser ignorados. Poderá encontrar aqui uma visão geral sobre os tipos de dor mais frequentes e os analgésicos mais conhecidos.

As causas do aparecimento da dor estão no sistema nervoso central

De acordo com os especialistas, existem mais de 350 tipos diferentes de dor de cabeça, assim como inúmeras causas para as mesmas. Saiba mais sobre como a dor aguda se desenvolve, quais poderão ser as causas e, acima de tudo, o que é que verdadeiramente ajuda quando tem dores de cabeça.

Muitas pessoas que sofrem de enxaquecas são alertadas através de alguns indicadores antes da mesma ocorrer, como por exemplo, cansaço, ataques de fome, ansiedade, sensibilidade ao som e bocejos frequentes. Antes da fase da dor de cabeça, poderão também ocorrer os designados sintomas de aura.

O tormento eterno com a coluna: As dores de costas e tensões no pescoço são dores verdadeiramente comuns. As dores de costas também não são todas iguais. Saiba mais sobre os diversos tipos de dor de costas e pescoço, quais as causas e como podem ser prevenidos.

São normalmente indicadores de esforços excessivos: nas dores de articulações e músculos, o corpo reage a uma carga excessiva do aparelho motor. Estas dores são frequentemente um sinal de alarme e significam que devemos relaxar. O que pode fazer estas dores não tiverem um motivo aparente?

Que analgésico é o mais adequado?

Caso precise de um analgésico, tem inúmeras opções à escolha. Existem no mercado várias fórmulas, posologias e marcas. Não se deixe enganar pelas inúmeras designações. Numa análise mais cuidada, existem poucas substâncias ativas que são verdadeiramente úteis no combate à dor. Saiba mais sobre as propriedades das substâncias ativas mais frequentes:

PropriedadesÁcido acetilsalicílicoParacetamolIbuprofenoDiclofenacNaproxeno
Alívio da dor
Antipirético
Anti-inflamatório-
Inibição de obstrução e aglomeração de plaquetas do sangue----
Duração da ação (em horas) Até 6Até 6Até 6Até 6Até 12

Para uma ação comprovada e fiável, a Aspirina® é composta por ácido acetilsalicílico. Saiba mais sobre o mecanismo de ação da Aspirina®.

Em caso de dor de cabeça, os analgésicos são a solução mais rápida. Existem, ainda, outros métodos eficazes.

Compressas mornas à volta dos membros dolorosos, chá, entre outros.. Os truques das avós!