Sintomas de dores de cabeça

As dores de cabeça podem provocar grandes transtornos - principalmente quando as causas são desconhecidas. Também os sintomas de dores de cabeça que ocorrem repetidas vezes prejudicam o dia-a-dia e o bem-estar. Independentemente de serem dores de cabeça lancinantes, passageiras ou latejantes: não se pode conformar com a mesma. O que é que os sintomas significam para cada tipo de dor de cabeça?

Mulher com sintomas de dores de cabeça

A diversidade dos sintomas nas dores de cabeça

Os especialistas distinguem mais de 350 tipos diferentes de dores de cabeça. Os sintomas de dores de cabeça colocam a maioria das pessoas perante um quebra-cabeças: o que é que os sintomas significam? São um sinal de doença? O que posso fazer contra este tipo de dores de cabeça? De forma a facilitar a avaliação dos seus sintomas de dores de cabeça, reunimos para si as informações mais importantes:

Dores de cabeça por pressão, passageiras

Normalmente são dores de cabeça simples, sem motivos de preocupação. Em muitos casos, ocultam as designadas dores de cabeça tensionais: ocorre no seguimento de tensões do pescoço e/ou costas – por exemplo, devido ao stress, postura incorreta ou falta de sono - que podem expressar-se sob a forma de dores de cabeça ligeiras e de intensidade média. Estes sintomas de dores de cabeça são pouco frequentes e podem ser tratados, eliminando a causa e administrando analgésicos como Aspirina® para alívio dos sintomas.

Em caso de sintomas de dores de cabeça por pressão ou passageiras, as causas poderão também estar relacionadas com tensões. Muitas das pessoas queixam-se de pressão na cabeça, principalmente na frente, seios nasais e têmporas. Condições de saúde como constipação ou gripe poderão também ser responsáveis por este tipo de dor de cabeça. É possível também que as dores de cabeça passageiras estejam relacionadas com dores de cabeça associadas a analgésicos: todas as pessoas que tomarem analgésicos durante mais de 10 dias por mês estão em risco.

Dores de cabeça latejantes

Dores de cabeça fortes, latejantes e com dores palpitantes fazem com que muitas das pessoas tenham sintomas de dores de cabeça associadas a enxaquecas. Os seguintes sintomas são característicos desta doença, além da intensidade das dores e do agravamento dos sintomas com o exercício físico.

  • Enjoo
  • Vómitos
  • Visão turva
  • Sensibilidade à luz
  • Perda de apetite
  • Excesso de sensibilidade em relação a determinados cheiros
  • Perturbações na visão
  • Perturbações na fala
  • Formigueiro ou sintomas de paralisia nos membros

Tenha em atenção que caso se trate de enxaquecas, estas não deverão ser tratadas isoladamente. Muitas pessoas sofrem de uma combinação de enxaquecas e dores de cabeça tensionais.

Apesar de relaxar e de massajar, a sua dor de cabeça não desaparece? Aqui tem algumas opções de tratamento adicionais.

Dores de cabeça de um lado ou de ambos os lados

A localização das dores poderá também guiar-nos para o diagnóstico certo, pois as dores de cabeça tensionais e as dores de cabeça devido a uma constipação afetam normalmente ambos os lados da cabeça, ao contrário das dores de cabeça devido a enxaquecas e das cefaleias em salvas, onde é menos frequente. Nas cefaleias em salvas, as pessoas afetadas queixam-se principalmente de dores de cabeça na zona de um dos olhos.

O tratamento para os seus sintomas de dores de cabeça

A forma e a intensidade podem indicar os desencadeadores que estão por trás da dor, mas não são infalíveis. Todos os fatores são relevantes, logo a intensidade e a localização das dores de cabeça não podem indicar irrefutavelmente a causa das mesmas.

Caso não tenha a certeza sobre os seus sintomas de dores de cabeça, ou mesmo com tratamento as dores de cabeça sejam frequentes, intensas ou duradouras, deverá consultar um médico. As causas das dores de cabeça só poderão ser verificadas através de exames especiais, para depois se iniciar o tratamento adequado.