O calendário de dores de cabeça Kieler: registar corretamente as dores de cabeça

As dores de cabeça fortes e recorrentes ou crises de enxaquecas poderão levar as pessoas ao extremo - e podem ser um desafio para os médicos. Para poder combater corretamente as dores, os médicos apenas podem recorrer às opções de exame e às descrições dos doentes. Para facilitar esta tarefa, existe o calendário de dor de cabeça Kieler. Como funciona?

O calendário de dores de cabeça Kieler ajuda no diagnóstico de dores de cabeça

O diagnóstico é frequentemente difícil

As dores de cabeça podem ser indicadoras de várias doenças e devem-se a inúmeros fatores. Isto faz com que seja especialmente difícil determinar conclusivamente as causas. As queixas devem-se a alterações climáticas? Tratam-se de dores de cabeça associadas à tensão? De enxaquecas? Escondem alguma outra coisa? A incerteza pode ser bastante pesada e pode, por fim, levar à causa das dores de cabeça.

Para facilitar o diagnóstico e o tratamento das dores de cabeça ou enxaquecas, temos o calendário de dores de cabeça Kieler. Uma equipa de especialistas, em conjunto com o Professor Dr. Hartmut Göbel da Clínica da Dor de Kiel, desenvolveu este diário para as enxaquecas e outras dores de cabeça, de forma a possibilitar a observação dos sintomas ao longo de um período de tempo mais alargado. Os médicos e os doentes podem descobrir as causas e motivos, de forma a iniciar um tratamento adequado.

Avaliação com o calendário de dores de cabeça Kieler

O calendário de dores de cabeça Kieler permite a possibilidade de observar a evolução da dor de cabeça logo no início e ao longo de um período de tempo mais alargado. Os fatores associados ou isolados poderão ser rapidamente observados. O calendário de dores de cabeça Kieler oferece, entre outras, respostas às seguintes perguntas:

  • Quantas crises de dores de cabeça tive este mês?
  • Quão fortes foram os sintomas?
  • Que causas as poderão ter desencadeado?
  • Que sintomas concomitantes estão associados às dores de cabeça?
  • Como se revelam as dores?

Preencha este calendário de enxaqueca durante várias semanas ou durante o período recomendado pelo médico e indique-lhe as datas - este poderá assim apurar dados importantes. Numa enxaqueca, poderá indicar quando a dor de cabeça é maioritariamente de um lado e se está associada a outros sintomas, como náuseas ou vómitos. Caso o doente revele dores de cabeça em ambos os lados, com pressão, poderá tratar-se de dores de cabeça tensionais.

Não é só o médico que beneficia com o calendário de dores de cabeça Kieler. Também as próprias pessoas que sofrem de dores de cabeça poderão analisar melhor o seu estado de saúde. Ao indicar corretamente os sinais de todas as circunstâncias, poderão observar-se as causas possíveis de uma crise – com o passar do tempo poderá também evitar-se e prevenir a reincidência destes casos. Isto não só é imensamente útil como pode reduzir significativamente e evitar a longo prazo a ingestão de medicamentos.