O que ajuda na constipação? Dicas e remédios caseiros

O nariz pinga, a garganta arranha e a tosse perturba o seu descanso noturno? Isso parece ser uma constipação à qual se juntam, com frequência, mais sintomas, como dores nos membros ou febre. O mandamento mais importante é evitar stress e esforços e curar a infeção com descanso. Leia aqui o que ajuda no combate contra a constipação.

Uma chávena de chá quente para a constipação

O que ajuda no início contra uma constipação

Se a constipação se faz anunciar e não há febre, é aconselhável um banho quente de imersão. Este tem várias qualidades positivas:

  • Através do calor, a temperatura corporal sobe ligeiramente, o que em regra estimula o sistema imunitário e assim ajuda na constipação.
  • Suplementos para o banho com óleo de mentol ou de eucalipto produzem um efeito de bem-estar para as mucosas, à semelhança de uma inalação de vapor.
  • A musculatura é melhor irrigada na água quente, ficando mais relaxada, o que ajuda contra as dores dos membros no início de uma constipação.

Para que não ocorra um esforço da circulação sanguínea devido ao banho, a temperatura da água não deve estar acima dos 39ºC. Não há nenhuma contra-indicação de permanecer 10 a 20 minutos na banheira para relaxar. No fim do banho deve pôr-se de pé devagar, para evitar tonturas. O melhor será deitar-se após o banho numa cama aconchegante – de preferência com um saco de água quente.

Sugestão: Quem não tiver banheira, um banho para os pés pode ser uma ajuda na constipação. Coloque os dois pés em água morna a aproximadamente 35ºC. Nos próximos dez minutos, adicione gradualmente água quente até que a temperatura da água esteja a cerca de 41ºC. Após cinco minutos, tire os pés da água, seque-os bem e coloque-os dentro de meias quentes. Isto ajuda a dar alívio à constipação.

Beber bastantes líquidos numa constipação

O corpo saudável necessita de 1,5 a 2 litros de líquidos por dia. Numa constipação essa necessidade aumenta, por várias razões:

  • Numa infeção com febre o corpo transpira mais, o que tem de ser equilibrado.
  • As mucosas nasais e a garganta devem estar humedecidas para suportar a própria limpeza e tornar as secreções mais líquidas.
  • Serve, além disso, para equilibrar a perda de fluídos através do corrimento nasal.

Água, chá sem açúcar e sumos com elevada porção de água são a melhor escolha contra a constipação.

O chá de tília quente ou o chá de sabugueiro estimulam ainda a transpiração e contribuem para baixar a febre.

As inalações de vapor agradam a mucosa nasal

Banhos de vapor quente têm um efeito benéfico sobre uma constipação, porque hidratam as membranas das mucosas. Isto é sobretudo importante para soltar o muco agarrado. Se o nariz estiver desentupido, as dores de cabeça induzidas pela constipação também serão muitas vezes aliviadas.

A fim de aumentar a eficácia de um banho de vapor, é possível adicionar diversos aditivos à água. O que ajuda, entre outros, numa constipação:

  • Camomila
  • Óleo de eucalipto
  • Óleo de pinheiro de montanha

Atribui-se à camomila um efeito anti-inflamatório e antibacteriano, enquanto que os óleos essenciais são considerados bons expectorantes. Para aliviar os seus sintomas, pode inalar à vontade até três vezes ao dia, durante cinco a dez minutos.

Nota: As crianças não devem usar óleos essenciais para a inalação de vapores, pois estes irritariam adicionalmente as membranas das mucosas. Pela mesma razão, também são inadequados para pessoas que sofrem de asma.

O que mais pode fazer numa constipação

Há ainda uma infinidade de outras sugestões que podem ajudar numa constipação:

  • Compressas frias contribuem para baixar a febre, no entanto, não devem ser aplicadas se a pessoa afetada estiver fria.
  • Evitar o stress e dormir muito reforça o sistema imunitário e dá força ao corpo contra a constipação.
  • Se não houver febre e a pessoa constipada parecer forte o suficiente, uma pequena caminhada fornece ar fresco e estimula a circulação.

Diz-se também que uma canja quente tem um efeito benéfico contra os sintomas da constipação, uma vez que aquece o corpo e atua através da proteína nela contida, anti-inflamatória e descongestionante para as membranas mucosas.

Se não quiser confiar apenas nos remédios caseiros, também pode tomar medicamentos contra a constipação. De forma geral, estes têm a vantagem de aliviar os sintomas de forma fiável e as pessoas afetadas sentem-se em forma mais rapidamente. Os chamados compostos combinados funcionam contra resfriados com dor e febre simultâneos, de modo que não são necessários muitos medicamentos diferentes - é necessário apenas um único composto. Entre outras, as substâncias ativas da Aspirina® C têm um efeito analgésico e antipirético comprovado.