Secreções nasais

Constipação e nariz entupido? Esta combinação não é incomum, pois os sintomas nasais estão entre os sintomas mais comuns de uma infeção gripal. Descubra aqui quais as causas das secreções nasais e o que ajuda no combate ao nariz entupido.

 

 

Como se fica com o nariz entupido na constipação?

Tosse, espirros e rouquidão são sintomas típicos de uma constipação. As pessoas afetadas sofrem com frequência de sintomas nasais, como nariz com corrimento ou nariz entupido. Isto deve-se ao facto de que, numa constipação, os vírus atacam a mucosa do nariz causando uma infeção. A mucosa inflama-se, produz mais secreções nasais e incha.

Uma constipação, ou seja, uma inflamação no nariz, é designada pelos médicos como rinite. Dado que as mucosas dos seios paranasais são afetadas muitas vezes, fala-se atualmente de uma rinossinusite.

mit Fragezeichen

Já sabia?

Os espirros são muitas vezes o primeiro sinal ou sintoma de uma constipação que se aproxima, pois, o corpo procura deste modo afastar os agentes patogénicos das vias respiratórias superiores. No entanto, outros corpos estranhos, como poeira ou pólen, podem causar espirros.

Nariz entupido: mais do que apenas um nariz a pingar

Se as pessoas sofrem de congestão nasal (rinite), será geralmente porque apanharam uma infeção das vias respiratórias superiores. Muitas vezes esta é desencadeada por vírus, especialmente os chamados rinovírus. Como resultado, a membrana mucosa do nariz e dos seios nasais fica inflamada e produz secreções nasais. Isto pode causar  diferentes sintomas:

  • Espirros abundantes, especialmente no início
  • Formigueiro ou comichão no nariz
  • Nariz a escorrer ou entupido
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade em respirar pelo nariz

Devido ao nariz entupido, é frequente que o olfato e/ou o paladar fiquem limitados. Sintomas como estes, juntamente com o nariz a escorrer e os espirros, normalmente devem desaparecer após duas semanas. Se não for o seu caso, consulte um médico para que este lhe indique a melhor ajuda contra a constipação.

Outras causas dos espirros

Nem sempre uma constipação é a causa dos espirros. Existem também outras causas para os espirros:

  • O aumento da circulação na mucosa nasal: se a mucosa nasal for sensível a influências ambientais (como por exemplo o stresse), os vasos sanguíneos irão dilatar. Desta forma, o aumento da circulação faz com que o nariz “feche” (rinite vasomotora) e provoque o espirro.
  • Substâncias irritantes: os espirros podem também ocorrer se o nariz entrar em contacto com substâncias que irritam a mucosa nasal. Os espirros persistentes (crónicos) podem surgir em pessoas que são regularmente expostas a fumo, gases ou poeira (por exemplo, no trabalho).
  • A deformação do septo nasal: se o septo nasal estiver desviado há maior probabilidade de patógenos se alocarem, levando assim a uma possível constipação com nariz entupido.

No entanto, estas causas são menos frequentes e apenas são consideradas caso uma constipação ou alergia seja descartada como a causa dos espirros, ou se o paciente apresentar rinorreia persistente sem nenhum motivo evidente.

Espirros devido a alergia

As alergias são uma causa muito mais frequente dos espirros. Se não houver sintomas comuns de constipação, como por exemplo dores no corpo , ou uma de dor de garganta  uma alergia pode ser o desencadeador para o nariz a pingar. Nesse caso, em vez de apenas ter o nariz entupido, os pacientes normalmente sofrem de espirros persistentes e outros sintomas de alergia como os seguintes:

  • Comichão no nariz,
  • Olhos lacrimosos,
  • Problemas respiratórios, e
  • Erupções cutâneas.

Os desencadeadores de uma alergia, os designados alergénios, incluem entre outros, o pólen, pelos de animais, ácaros ou fungos. Se não tem a certeza da causa dos espirros, pode fazer um teste de alergias com um médico, que pode também ajudar a combater os espirros devido a uma alergia.

Icon zur Informationssuche

Pode encontrar numa farmácia perto de si várias soluções para o alívio rápido da constipação e dos seus sintomas como os espirros, em combinação com a dor de cabeça, dor de garganta, dor nos membros e febre. A Aspirina® Complex é um medicamento para a constipação que contém uma combinação única de substâncias ativas que alivia as dores associadas a constipações e descongestiona o nariz.

Como prevenir

O melhor conselho para a constipação consiste num sistema imunitário saudável. Através de uma alimentação equilibrada com muitas vitaminas, bem como sono suficiente e atividade física regular. São recomendáveis para este caso desportos de resistência tais como, natação, jogging ou bicicleta. A higiene desempenha também um papel importante, especialmente no período propício a constipações, onde deve lavar as mãos regularmente, pois é aí que geralmente os vírus se instalam. A ventilação no inverno também pode evitar o congestionamento nasal, pois aumenta a humidade da sala e protege as membranas das mucosas de secarem. Além disso, através da ventilação reduz-se o número de vírus no ar ambiente.

Duração e evolução dos espirros

Os espirros persistentes acabam por tornar certas alturas mais frias bastante mais desagradáveis. Assim, as pessoas afetadas pelos espirros querem, acima de tudo, saber o que fazer para melhorar os seus sintomas. Desta forma, reunimos algumas informações importantes sobre a duração e a evolução dos espirros nas constipações, para o ajudar a acompanhar a sua indisposição.

Posso prever duração dos espirros?

Por quanto tempo persistem os espirros? Esta questão é particularmente relevante, mas é infelizmente muito difícil de responder. Um nariz a pingar que passa a um nariz entupido, é geralmente provocado por uma infeção da mucosa nasal associada a vírus. Deste modo, o tempo que o corpo precisa para combater essa infeção e recuperar, pode variar. No entanto, os espirros normalmente devem desaparecer em menos de uma semana.

Existem também alguns fatores negativos que podem influenciar a duração dos espirros e prolongar consideravelmente a sua recuperação:

  • Patógenos específicos que desenvolveram resistências e uma potencial superinfeção (uma infeção bacteriana adicional) e desafiam o organismo.
  • Condições subjacentes que afetam diretamente e enfraquecem o sistema imunitário (por exemplo, a asma, doenças intestinais inflamatórias crónicas ou uma infeção por HIV).
  • A incapacidade de descansar o suficiente pode provocar stress adicional ao corpo e tornar o combate a vírus mais difícil.

Os sintomas de constipação incluindo os espirros e secreções nasais só desaparecem, quando o sistema imunitário tiver força e tempo suficiente para eliminar os microrganismos existentes. Deste modo, a duração dos espirros persistentes nem sempre pode ser prevista.

Frau mit Schnupfen schneuzt in Taschentuch
As causas dos espirros

são principalmente infeções na mucosa nasal provocadas por vírus

Duração e evolução

dos espirros são difíceis de prever. Normalmente, desaparecem em menos de uma semana.

As fases dos espirros

são bastante diferentes e apresentam diferentes sintomas (como o nariz a pingar ou uma forte constipação)

Alívio

os medicamentos e soluçõess caseiras testados e aprovados podem dar alívio, em cada fase dos espirros.

A evolução típica dos espirros

Mesmo que a duração precisa dos espirros não possa ser claramente determinada, normalmente, estes seguem uma evolução característica:

  • Período de incubação: os vírus espalham-se na mucosa nasal desde o início da infeção até aos primeiros sintomas de constipação. Normalmente, no início, a pessoa afetada não reconhece a sua infeção ou espirros iminentes. A única coisa que sente nesse momento poderá ser fadiga e/ou um mal-estar com dores corporais.
  • Nariz a pingar: se o sistema imunitário não for capaz de se defender contra os vírus, os espirros aparecem como um sintoma, enquanto a mucosa tenta expulsar os patógenos do nariz.
  • Constipação forte: à medida que os espirros aumentam, desenvolve-se a inflamação na cavidade nasal fazendo a mucosa inchar. O aumento do volume provocado pelo inchaço da mucosa, leva ao bloqueio do nariz, o que torna a respiração mais difícil para o paciente. Ao mesmo tempo as secreções nasais também se tornam gradualmente mais viscosas.
  • Fase de recuperação: no momento em as defesas do corpo combatem o patógeno, a recuperação inicia e os espirros começam a diminuir gradualmente.

Cada pessoa que sofre de espirros durante a constipação passa por estas fases de maneira diferente, dependendo do seu sistema imunitário e da sua condição geral. No entanto, existem algumas soluções caseiras para as constipações e medicamentos eficazes para ajudar a aliviar os sintomas de constipação. Se está cansado de ter o seu nariz entupido e outros sintomas associados, poderá encontrar a solução na Aspirin® Complex: , um medicamento para a constipação combinado com uma substância ativa descongestionante. Este medicamento não só ajuda a reduzir as dores de cabeça e dores no corpo  provocadas pelas constipações e a baixar a febre como também ajuda a reduzir o inchaço da mucosa nasal, aliviando a congestão nasal e diminuindo as secreções nasais.

Como assoar o nariz entupido de forma correta

É importante assoar o nariz corretamente, especialmente quando o nariz está entupido, limpando bem os dois lados do nariz.
Como deve assoar o seu nariz entupido?
Quando assoa o seu nariz é importante que o faça de forma leve e com pouca pressão. Deve assoar uma narina de cada vez e utilizar sempre um lenço de papel limpo, caso contrário, o vírus pode regressar ao nariz. Medidas simples, como lavar as mãos depois de assoar o nariz, também podem reduzir a propagação do vírus.

Tratamentos para constipações

Os espirros frequentes são seguidos do nariz a pingar e quando o nariz fica entupido torna-se bastante difícil respirar. Como resultado, dormir torna-se mais difícil e a certa altura, até assoar o nariz dorido se torna um desafio. Especialmente, as pessoas que estão sob grande pressão devido à sua vida profissional ou privada, desejam poder voltar a respirar normalmente o mais rápido possível. Muitas dessas pessoas que sofrem de constipações e espirros, decidem recorrer a soluções caseiras e medicamentos para constipações. Desta forma, em seguida estão apresentados os métodos de tratamento que pode seguir para aliviar os seus sintomas de constipação:

Aspirin Complex

Medicamentos

  • Os sprays nasais descongestionantes tendem a promover em geral uma respiração mais livre, mas podem ser prejudiciais a longo prazo e, portanto, não devem ser usados de forma continuada.
  • Alguns medicamentos orais para a constipação também podem ajudar a reduzir a inflamação das membranas mucosas no nariz. Produtos combinados ou para vários sintomas de constipação geralmente contêm um descongestionante e um agente analgésico, para tratar diferentes sintomas, como a rinite, a dor e a febre.
Icon Recherche

A Aspirina® Complex contém uma combinação única de substâncias ativas, o ácido acetilsalicílico e a pseudoefedrina, sendo este último um descongestionante. A pseudoefedrina tem um efeito vasoconstritor, reduzindo o fluxo sanguíneo para a mucosa nasal, atuando assim como descongestionante nasal. Como este ingrediente ativo é tomado via oral, não só é eficaz no alívio do nariz entupido como também atua nos seios perinasais aliviando os sintomas de constipação.

O que ajuda na constipação? Dicas e soluções caseiras.

Remédios caseiros para uma constipação com espirros são muitas vezes mais caros do que os medicamentos e, portanto, difíceis de inserir no quotidiano. Os sintomas leves dos espirros podem ser tratados com várias dicas e soluções caseiras:

  • Inspirar contra espirros: as inalações de vapor com óleos essenciais, como hortelã-pimenta ou camomila (que parece ter um efeito anti-inflamatório e antibacteriano) hidratam as membranas das mucosas e aliviam os sintomas.
  • Duches nasais: os duches nasais com uma solução salina também ajudam a humedecer a mucosa e a reduzir o número de patógenos.
  • Beber bastantes líquidos: a ingestão de líquidos provou ser uma solução caseira especialmente útil contra os espirros, pois, ajuda a hidratar a mucosa nasal de dentro para fora.
  • Óleos essenciais: muitas pessoas referem que esfregar o peito com óleos essenciais (por exemplo, mentol) ou preparações especiais da farmácia alivia o desconforto. No entanto, geralmente não ajuda a livrar-se dos espirros.
  • Calor: através do calor (de um banho quente por exemplo), a temperatura corporal sobe ligeiramente, o que em regra estimula o sistema imunitário e assim ajuda na constipação. Neste sentido, a comida picante também produz um efeito muito semelhante e pode limpar o nariz através de vários ingredientes (como a capsaicina na pimenta).

Não vê melhorias? Os espirros devem diminuir após cerca de uma semana. Se os espirros continuarem apesar da inalação de vapores e de outros tratamentos para a constipação, ou se se tornarem num problema permanente, deve consultar um médico. O médico poderá realizar o seu diagnóstico com maior precisão e recomendar o tratamento mais indicado.

Icon Lupe

Não consegue dormir por causa da constipação?

Por vezes o nariz entupido e a dificuldade em respirar fazem com que seja impossível dormir. O que pode fazer para poder dormir melhor quando está constipado? Tentar colocar a cabeça ligeiramente mais elevada, irá ajudá-lo a descongestionar as membranas das mucosas e melhorar a respiração.

Todos os produtos Aspirina®

Todos os produtos Aspirina®

Aspirina® Xpress, Migraspirina®, Aspirina® Complex, Aspirina® C ou Aspirina® Granulado? Qual a mais indicada para mim?

Saiba mais