As causas das dores de cabeça tensionais
Cerca de 78% dos europeus vive com dores de cabeça lancinantes, ou com pressão em ambos os lados. A Europa é o continente com a mais elevada prevalência de dores de cabeça tensionais.2 O que se pode fazer para as prevenir? Nos dias de hoje, não se conhecem ainda as causas desta dor de cabeça. Os especialistas suspeitam que as pessoas afetadas têm uma sensibilidade maior à dor dos músculos da cabeça.
Uma conjugação de fatores pode ser a causa das dores de cabeça tensionais, como por exemplo:
- Stress emocional,
- Medo e ansiedade,
- Falta de sono,
- Má postura e,
- Tensão na zona do pescoço e/ou costas (por exemplo, devido a longos períodos sentado no escritório)
Todos estes fatores podem contribuir para a tensão muscular. Ao surgirem com frequência, podem fazer com que os centros de dor no cérebro entrem em ação. Juntamente com o aumento da sensibilidade à dor esses fatores perturbam o processamento da dor do próprio corpo: impedindo que as informações sobre o estado de tensão dos músculos sejam processadas em segundo plano. Em vez disso, é percebido como um estímulo de dor.
Sintomas
Dor de cabeça leve a moderada
Tratamento
Analgésicos como a Aspirina®, treino de resistência, técnicas de relaxamento, massagens
As causas
Stress emocional, falta de sono, postura corporal incorreta
Sintomas de dores de cabeça tensionais
A maioria das dores de cabeça devido à tensão manifesta-se com sintomas típicos: Um impulso agudo nas dores de cabeça tensionais dura entre 30 minutos a vários dias. Muitas pessoas descrevem as dores de cabeça ligeiras e de intensidade média como uma sensação de pressão forte, como se viesse de fora da cabeça. As dores de cabeça tensionais geralmente começam no pescoço e, a partir daí, avançam para a cabeça. Geralmente aparecem em ambos os lados da cabeça.
Pode ser muito difícil observar a diferença de dores de cabeça tensionais em relação a enxaquecas – mas com algumas características será relativamente fácil:
Dores de cabeça tensionais | Enxaqueca |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Se se tratar realmente de sintomas de dores de cabeça tensionais, é também necessária uma diferenciação: os chamados episódios de dores de cabeça tensionais ocorrem até 14 dias por mês e são a forma mais frequente de dores de cabeça. Perante dores de cabeça com duração de pelo menos 15 dias por mês, trata-se de uma forma crónica e rara de dores de cabeça tensionais. Este tipo de dor de cabeça tensional significa que se desenvolve uma memória da dor: a estrutura do sistema nervoso adapta-se e as células nervosas acabam por se tornar mais sensíveis, do que as de uma pessoa saudável, transmitindo sinais de dor ao cérebro mesmo quando há pouco (ou nenhum) estímulo. Há também uma predisposição genética à dor de cabeça tensional crónica, em que o risco aumenta triplamente em parentes de primeiro grau.
Como são tratadas as dores de cabeça tensionais?
O tratamento adequado é essencial para aliviar as dores de cabeça tensionais e para não permitir que os sintomas se tornem crónicos. Para um tratamento eficaz é necessário que, em primeiro lugar, sejam determinadas as possíveis causas para as dores de cabeça tensionais. Assim que o médico excluir outras causas ou doenças, poderá dar-se início ao tratamento de dores de cabeça tensionais. O tratamento pode abranger:
- Conhecimento de técnicas de relaxamento,
- Prática de desporto e treino de resistência para alívio da tensão,
- Redução de stress
- Massagens,
- Aplicação de frio ou calor, e
- Administração de analgésicos
Todos estes métodos ajudam a aliviar as dores de cabeça tensionais e podem até ajudar a prevenir sua recorrência. Os sintomas agudos poderão exigir analgésicos. A automedicação permite o tratamento de vários tipos de dores de cabeça, como dores de cabeça ligeiras ou com intensidade moderada, através de medicamentos não sujeitos a receita médica, ou seja, de venda livre. Portanto, as pessoas que sofrem de dores de cabeça tensionais podem simplesmente tratá-las e aliviar rapidamente os seus sintomas.
Todos os produtos Aspirina®
Todos os produtos Aspirina ®
Aspirina® Xpress, Migraspirina®, Aspirina® Complex, Aspirina® C ou Aspirina® Direkt? Qual a mais indicada para mim?