Constipação: Não apenas o nariz, mas também os seios paranasais são afetados

Quando numa constipação surgem dores de cabeça e/ou dores de pressão no rosto, então trata-se com certeza de uma infeção aguda dos seios paranasais. Quais os principais sintomas numa inflamação (sinusite) e que medicamentos podem ajudar a aliviar a sinusite? Descubra aqui.

 

Que sintomas indicam uma sinusite?

Muitas vezes é difícil distinguir entre apenas espirros e inflamação dos seios perinasais. Isto acontece porque a sinusite (inflamação dos seios perinasais) acontece ao mesmo tempo que se verificam a presença de espirros (rinite). Esta condição é referida como rinosinusite. Os doentes reportam nesses casos:

  • Nariz entupido
  • Secreção nasal, que corre pela garganta
  • Respiração pelo nariz limitada bem como olfato reduzido 
  • Sensação geral de mal-estar
  • Dores de cabeça
  • Dores de pressão no rosto que se acentuam quando se inclina

A par das dores, quando pressionado verifica-se, em muitos casos, qual o seio paranasal que está inflamado devido à constipação. Se as dores surgem, por exemplo, na região da testa e dos olhos, fala-se de uma inflamação do seio frontal. Por outro lado, se as dores estiverem localizadas perto do maxilar ou das bochechas, acredita-se que seja uma inflamação do seio maxilar. Neste caso, é fácil confundir-se estes típicos sintomas com dores de dentes. A inflamação do seio maxilar e inflamação do seio frontal são as formas mais comuns da sinusite.

Assim começa uma inflamação dos seios paranasais, ou sinusite

O nariz e seus seios paranasais estão conectados entre si através de canais estreitos de conexão, os chamados septos. Se as membranas mucosas do nariz forem afetadas por uma infeção, é possível que a mesma passe para os seios paranasais através dos septos. Entretanto, assume-se que os seios paranasais numa infeção da mucosa nasal estejam sempre de alguma forma envolvidos.

Icon zur Informationssuche

Quando a mucosa nasal incha fortemente e acumula secreção, contribui para o desenvolvimento de uma sinusite. Estes fatores bloqueiam os septos e verifica-se uma ventilação insuficiente nos seios paranasais, criando um local ideal para os agentes patogénicos.

A sinusite pode, em princípio, afetar todos os seios paranasais. Estes são cavidades no osso craniano, também revestidas por membranas mucosas. Em ordem descendente distinguem-se quatro tipos: cavidade cerebral, seio etmóide, seio esfenoidal e seio maxilar.

Frau mit Druckschmerz der Nasennebenhöhlen
Sinusite vs. rinite

Geralmente a sinusite ocorre com um aumento das dores de cabeça e, principalmente, com a pressão nos seios perinasais

Desenvolvimento da sinusite

Acontece quando uma infeção da mucosa nasal se espalha para os seios perinasais através dos septos

Tratamento da sinusite

Os produtos com a substânciaativa pseudoefedrina têm efeito descongestionante.

Soluções caseiras para a sinusite

A inalação de vapores e a aplicação de luz infravermelha podem ajudar a aliviar a sinusite.

Inflamação dos seios nasais: medicamentos e remédios caseiros para a sinusite

Quando os seios estão muito congestionados, o tratamento da sinusite visa principalmente ajudar as membranas da mucosa do trato respiratório a descongestionarem. Isso permite que a secreção nasal seja drenada com mais facilidade e os seios paranasais sejam melhor ventilados.

Apropriados, no caso de uma inflamação dos seios paranasais, são, por exemplo, medicamentos com uma substância ativa vasoconstritora, o cloridrato de pseudoefedrina. Esta tem um efeito descongestionante nas membranas mucosas do nariz e dos seios nasais, bem como nos septos que muitas vezes não são alcançados com um spray nasal convencional, aliviando os sintomas da sinusite. Assim, as secreções nasais acumuladas podem drenar melhor. O cloridrato de pseudoefedrina é a segunda substância ativa do medicamento Aspirina® Complex que combinado com o ácido acetilsalicílico, alivia as dores de cabeça ao mesmo tempo que reduz a sensação de pressão na cabeça e na área dos olhos, maçãs do rosto, testa e nariz. Simultaneamente, a Aspirina também tem efeitos anti-inflamatórios.

Além dos medicamentos, a inalação de vapor, comprovada em casos de corrimento nasal e tosse, também pode aliviar a sinusite. Muitas das pessoas afetadas também consideram agradável uma irradiação de luz vermelha, por meio da qual a inflamação pode ser inibida. Um aumento ligeiro da humidade na sala também ajuda a liquefazer as secreções viscosas e previne uma secagem rápida das membranas das mucosas.

Todos os produtos Aspirina®

Todos os produtos Aspirina®

Aspirina® Xpress 500mg, Migraspirina®, Aspirina® Complex, Aspirina® C ou Aspirina® Direkt? Qual a mais indicada para mim?