Espirros: como o contágio se desenvolve na constipação

Uma constipação é contagiosa, não há dúvidas, especialmente durante os meses frios de outono e inverno. Para muitas pessoas, os anticorpos encontram-se debilitados e a infeção por contacto e os espirros facilitam a ação dos micróbios na escolha de novas vítimas. Mas como exatamente decorre o contágio com uma constipação? E durante quanto tempo podemos nós próprios contagiar?

As pessoas têm de espirrar, mas com a projeção de aerossóis ocorre o o contágio de uma constipação

Meios de transmissão da constipação: espirros e infeção por contacto

Ao alcançarem o seu destino – especialmente as mucosas na zona do nariz e da faringe – os micróbios alastram-se pelas vias respiratórias superiores e alteram a programação de todas as células afetadas, de modo a que também estas produzam os respetivos vírus. O que não conseguem fazê-lo por muito tempo: o contágio com uma constipação alerta o sistema imunitário, que reage de seguida, combatendo os micróbios com toda a força. O afetado só dá conta desta luta interior através dos sintomas típicos de uma constipação, como:

  • Dores de garganta e rouquidão
  • Tosse
  • Corrimento nasal
  • Dores de cabeça
  • Fadiga
  • Febre ligeira

Um adulto pode ter em média até quatro constipações por ano. Mas como é que os vírus desencadeadores chegam às nossas mucosas?

Os dois conceitos chave no contágio durante uma constipação são os espirros e infeção por contacto. No caso da projeção de aerossóis, ou espirros, os micróbios são favorecidos pelo seu tamanho mínimo e o seu peso quase nulo: Eles são tão pequenos que podem deixar as vias respiratórias envoltos de gotículas de saliva. Se o doente tosse, espirra ou fala, os vírus propagam-se juntamente com a humidade no ar - e são respirados por outras pessoas. Na infeção por contacto é o contacto que desempenha o papel principal. É de modo natural que através do tossir e do espirrar se transmitem micróbios para as mãos do doente. Ao mexer em objetos ou em outras pessoas transmite os micróbios através deste contacto a outros. Os telemóveis, teclados de computador, maçanetas de portas e etc. são frequentes transmissores dos vírus.

Durante quanto tempo se pode contagiar durante uma constipação?

O período de tempo em que a transmissão da constipação é possível, difere de caso para caso – e depende, por exemplo, da intensidade dos sintomas do doente. Pode dizer-se que a partir do momento em que o afetado sente os sintomas da constipação, pode contagiar. Em regra tal acontece a partir do segundo dia após a transmissão dos micróbios. Se após alguns dias os sintomas da doença perdem de novo intensidade, também se reduz o perigo de um contágio. O contágio é mais elevado um a dois dias após surgimento dos primeiros sintomas.

Numa constipação o beijo também é contagioso?

Em nenhum dos outros fatores de contágio as opiniões são tão divergentes como no que diz respeito ao beijar. Os afetados por uma constipação podem ou não contagiar ao beijar? A resposta é: sim e não. Se o constipado conseguir manter a boca fechada ao beijar, não tocar com o seu nariz contaminado no nariz saudável do seu parceiro, e ao mesmo tempo mantiver as suas mãos, muito provavelmente contaminadas, junto de si, o perigo de contágio é relativamente pequeno. Para os outros casos é válido que também ao beijar podemos contagiar com uma constipação.

Evitar o contágio durante uma constipação

Para minimizar o perigo de uma transmissão da constipação tanto quanto possível, pode observar algumas dicas e truques simples:

  • lavar com frequência e cuidadosamente as mãos com sabonete
  • evitar tanto quanto possível os apertos de mão em tempos típicos de constipação
  • movimentar-se regularmente ao ar livre para fortalecer o sistema imunitário
  • fazer uma alimentação saudável e variada
  • tocar diretamente em objetos, que são usados frequentemente por outras pessoas, apenas se tiver mesmo de ser (por exemplo, varões para segurar em transportes públicos)

Apesar de todas as medidas de precaução, às vezes não é possível evitar um contágio durante uma constipação. Se também foi apanhado pela constipação, cure-se bem – e observe as nossas sugestões para tratamento.