Dores de garganta: o que ajuda rapidamente a aliviar os sintomas da constipação?

Dificuldade de deglutição, uma garganta arranhada e às vezes uma voz áspera - estes sintomas geralmente ocorrem no início de uma constipação. De que forma surgem as dores de garganta? E o que proporciona um alívio rápido contra os sintomas?

Chá quente de ervas para as dores de garganta.

Primeiro as dores de garganta, depois a febre e constipação

Todos conhecemos os primeiros sintomas de uma constipação: começa na maior parte das vezes com a garganta arranhada, a deglutição torna-se difícil e as dores de garganta aparecem. Um pouco mais tarde aparecem a febre e outros sintomas. A causa mais comum é uma infeção das vias respiratórias superiores por um vírus, ainda que de forma mais rara a infeção pode dever-se a bactérias. Como consequência as mucosas inflamam-se na garganta, ficando avermelhadas e inchadas.

Dependendo da área da garganta que está afetada pela infeção, distinguem-se diferentes formas de dor de garganta:

  • Inflamação da faringe (faringite)
  • Inflamação das amígdalas (amigdalite)
  • Inflamação da laringe (laringite)

Todos os três quadros de doença diferem frequentemente nos seus sintomas. Se as dores de garganta forem muito severas, podendo irradiar até aos ouvidos, são típicas de uma amigdalite. Além disso, é possível a combinação de diferentes formas de dor de garganta, por exemplo, quando a laringe e a faringe estão inflamadas simultaneamente. Então o que alivia rapidamente as dores de garganta?

Aliviar os sintomas: O que alivia as dores de garganta?

Compressas mornas à volta dos membros dolorosos, chá, entre outros.. Os truques das avós!

Se surgirem dores de garganta no decurso de uma constipação, de certo modo em associação a febre e espirros, estão à disposição vários remédios caseiros:

  • Beber muitos líquidos, de preferência dois litros por dia
  • Chá quente de ervas ou chá de gengibre
  • Aquecer a garganta, por exemplo com um lenço de pescoço macio
  • Descansar e relaxar

No entanto, muitas vezes não é possível fazer uma pausa em situação de dores de garganta, porque a maioria das pessoas precisa trabalhar ou cuidar da família. Nesse caso, é necessário um tratamento que ajude rapidamente a aliviar as dores de garganta. Pode encontrar compostos analgésicos e anti-inflamatórios na farmácia e na sua maioria não estão sujeitos a receita médica.

Foi comprovado que a Aspirina® ajuda a aliviar as dores de garganta, já que a sua substância ativa, o ácido acetilsalicílico, inibe certos neurotransmissores responsáveis pelo desencadeamento da dor e da inflamação. Tem, portanto, um efeito analgésico e propriedades anti-inflamatórias, que também ajudam no alívio da dor de garganta. Medicamentos com ácido acetilsalicílico são, portanto, uma boa alternativa ou complementam as pastilhas tradicionais, pois atacam diretamente a causa da dor. Assim, depressa fica pronto para a vida quotidiana.

Outras causas para as dores de garganta

As dores de garganta fazem parte dos sintomas típicos de uma constipação. Em muitos casos existe, no entanto, outra doença por detrás, por exemplo:

  • Gripe
  • Alergias
  • Escarlatina, sarampo, parotidite
  • Mononucleose infecciosa

Estímulos ambientais, como o fumo dos cigarros, o ar muito seco e a poeira também podem causar dor de garganta. Se a voz for muito esforçada - por exemplo, durante uma visita a um concerto - tal geralmente causa dor na região da garganta.

Dores de garganta e febre: quando deve consultar o médico?

Na maioria dos casos, as dores de garganta, mesmo em combinação com uma constipação ou febre, podem ser aliviadas com tratamentos caseiros conhecidos ou medicamentos da farmácia. No entanto, alguns sintomas são questionáveis e devem ser examinados por um médico:

  • Dores de garganta muito fortes ou agravadas
  • Febre alta (a partir de 39ºC)
  • Pescoço inchado, até uma respiração mais difícil ou limitada
  • Dores adicionais no abdómen e náuseas

Se os sintomas não melhorarem após três dias, deve também consultar um médico. A pessoa de contacto certa é o seu médico de família ou um especialista em otorrinolaringologia (OTR); se necessário, ele pode prescrever-lhe um medicamento que irá ajudá-lo rapidamente contra as dores na garganta.