Constipação no verão: o que pode ajudar contra uma gripe estival

Para a maior parte das pessoas o verão é a estação mais bonita de todas: o sol sorri, os dias são grandes e passa-se muito tempo ao ar livre.  Saiba aqui, como se apanha uma constipação no verão e o que pode ajudar a prevenir.

Um passeio em família ao ar livre previne contra a gripe estival e uma constipação no verão

Gripe estival: duração e sintomas

Uma gripe estival não é uma gripe verdadeira, mas antes uma infeção gripal. A diferença: a gripe verdadeira é desencadeada por vírus especiais, os vírus Influenza. Estes espalham-se sobretudo nos meses frios e conduzem com frequência a sintomas graves, tais como, febre dores de cabeça e forte fadiga. Uma constipação, também denominada por infeção gripal, é desencadeada por diferentes tipos de vírus, com frequência por Rinovírus e Coronavírus. Os sintomas não são em regra tão fortes e duradouros como os de uma gripe. Numa gripe estival os enterovírus pertencentes aos vírus Coxsackie ou Echo são na maioria os desencadeadores dos sintomas. Também são transmitidos por infeção por contacto ou por projeção de aerossóis.

Sintomas típicos de uma gripe estival são:

  • Corrimento nasal, no decorrer da doença, mais tarde nariz obstruído
  • Tosse
  • Dores de garganta
  • Dores de cabeça e dos membros
  • Temperatura elevada ou febre, eventualmente com calafrios
  • Sensação de doença

A duração de uma gripe estival, como numa constipação, é de uma a duas semanas.

Como é que se apanha uma constipação no verão?

As resistências à constipação deveriam ser fortes no verão, porque por um lado a maior parte das pessoas se movimenta ao ar livre, por outro tem uma dieta rica em fruta fresca, vitaminas e legumes. No entanto, existem fatores que também no verão enfraquecem o nosso sistema imunitário: mudanças frequentes entre temperaturas quentes, húmidas e frias, ar condicionados demasiado frios, correntes de ar ou banhos de sol longos ou atividade física cansativa com temperaturas altas podem sobrecarregar o corpo. Se os vírus encontram as resistências debilitadas, podem com facilidade entrar no corpo e conduzir a uma infeção.

Ajuda contra uma gripe estival

Mesmo que seja difícil, dê ao seu corpo com uma gripe estival um descanso na cama durante alguns dias. Para combater com sucesso os desencadeadores da doença, o corpo precisa de energia, que recebe quando descansa.

Dicas para evitar uma constipação no verão:

  • Evite a exposição solar prolongada, pois pode enfraquecer o seu sistema imunitário.
  • Não regule o ar condicionado demasiado frio. 21°C são suficientes.
  • Beba muitos líquidos, de preferência água ou chá sem açúcar. Também pode, se achar mais agradável, deixar arrefecer o chá
  • Mantenha as mucosas húmidas. Para tal pode colocar tijelas com água distribuídas no espaço para aumentar a humidade do ar. A irrigação nasal com uma solução salina ou inalações estimulam a circulação nas mucosas.
  • Tenha uma alimentação rica em vitaminas. Bagas e legumes da estação são ideais e deverão ser ingeridos várias vezes por dia.
  • Pratique regularmente desporto para se manter em forma e fortalecer o seu sistema imunitário.
  • Tenha o cuidado de não arrefecer após os banhos - deve mudar rapidamente o fato de banho molhado.

Pode ainda aliviar os sintomas de uma constipação com medicamentos específicos. Assim, depressa se sente novamente em forma e uma constipação não lhe vai estragar o verão todo ou mesmo as férias. Os preparados compostos, tais como Aspirina® C, contêm a substância ativa analgésica e antipirética, ácido acetilsalicílico, que alivia as dores de cabeça, dos membros e da garganta, assim como a febre e apresenta características inibidoras da inflamação. A vitamina C reforça ainda as suas defesas imunitárias.