Escapar à constipação com a prevenção correta

A prevenção é essencial numa constipação, pois nem todos os contactos com agentes patogénicos devem causar obrigatoriamente uma infeção. As membranas mucosas intactas das vias respiratórias não permitem, de todo, que os germes penetrem; um poderoso sistema imunitário torna os vírus inofensivos. Descubra aqui como pode prevenir uma constipação.

Uma família faz uma viagem de trenó ao ar livre prevenindo uma constipação

Com a adição de vitamina C, Aspirina C® funciona de forma rápida e eficaz no combate das dores em gripes e constipações.

Reforçar o sistema imunitário com alimentação saudável

Um sistema imunitário forte é a base para a prevenção de uma constipação porque, idealmente, elimina os vírus antes que chegue a ser uma infeção. Além de uma dieta equilibrada com muitas vitaminas, as seguintes medidas podem ter um efeito positivo na defesa imunitária:

  • Enriqueça a sua vida quotidiana com duches frequentes
  • Mime-se com sessões de sauna regulares
  • Mexa-se ao ar livre e pratique desporto de resistência

Ao mesmo tempo, é importante que não se sobrecarregue. Durma bem, porque o seu corpo tem mais necessidade de descanso na estação fria. Sete a oito horas de sono por noite são o ideal. Evite, sempre que possível, o stress, porque sobrecarrega as defesas. Exercícios de relaxamento como ioga ou treino autogénico podem ajudar - um bom livro também ajuda.

Sugestão para a prevenção de uma constipação: manter as mucosas humedecidas

Especialmente na estação fria, onde na maioria das vezes as temperaturas são baixas, a maioria das casas é aquecida. O ar seco do aquecimento é mau para as membranas mucosas, dado que resseca e torna-as menos resistentes aos vírus comuns da constipação. As seguintes sugestões podem resultar e servir para a prevenção de uma constipação:

  • Proporcione um ambiente agradável ao colocar uma taça de água sobre o aquecedor, por exemplo
  • Beba muitos líquidos, para manter as membranas das mucosas húmidas. Recomenda-se pelo menos dois litros de água ou chá sem açúcar por dia
  • Mantenha a mucosa nasal húmida com um spray de água do mar ou um duche nasal.

Humidificadores eletrónicos são uma alternativa comum às taças de água sobre o aquecedor. Ventilar várias vezes ao dia por alguns minutos o chamado ar parado também melhora o ar ambiente.

Reduzir o perigo de contágio como prevenção de constipações

Um contágio com vírus da constipação é possível através de gotículas ou por contacto. No caso da infeção por gotículas, ao falar ou tossir, minúsculas gotículas de muco são libertadas no ar, onde os vírus podem estar presentes. Se inalado por outras pessoas, tal pode levar a uma infeção. Ventilar o ambiente onde se encontra com frequência pode reduzir este risco e prevenir as constipações.

Os vírus da constipação estão em superfícies como mesas ou maçanetas. Com cada contacto, estes espalham-se para as mãos, podendo ainda ir para a boca e nariz, com um toque inconsciente no rosto. Por isso, deve-se lavar as mãos regularmente com sabão - especialmente durante o período de frio.

Já sabia?

Os vírus da constipação podem incrivelmente sobreviver por muito tempo em objetos. Alguns exemplos: num teclado de um computador portátil ou num auscultador do telefone, os vírus sobrevivem até dois dias e meio; nas palmas das mãos ou corrimãos de autocarros e comboios, podem sobreviver até três dias.