Constipação e nariz entupido estão muitas vezes associados

Constipação e nariz entupido? Esta combinação não é incomum, pois os sintomas nasais estão entre os sintomas mais comuns de uma infeção gripal. Descubra aqui quais as causas e o que ajuda no combate ao nariz entupido.

Jovem com uma constipação assoa o nariz entupido.

Como é que numa constipação se fica com o nariz entupido?

Tosse, espirros e rouquidão são sintomas típicos de uma constipação. As pessoas afetadas sofrem com frequência de sintomas nasais, como nariz com corrimento ou nariz entupido. Isto deve-se ao facto de que, numa constipação, os vírus atacam a mucosa do nariz causando uma infeção. A mucosa inflama-se, produz mais secreções e incha.

Uma constipação, ou seja uma inflamação no nariz, é designada pelos médicos como rinite. Dado que as mucosas dos seios paranasais são afetadas muitas vezes, fala-se atualmente de uma rinossinusite.

Assoar o nariz em caso de nariz entupido? Assim é a forma correta

O ato de assoar o nariz corretamente é importante – pois faz com que os dois lados do nariz fiquem igualmente bem limpos. Além disso, medidas simples, como lavar as mãos após assoar o nariz, podem reduzir a disseminação dos vírus da constipação.

Então qual é a forma correta? É importante limpar o nariz ligeiramente e com pouca pressão. Além disso, é aconselhável assoar alternadamente apenas uma narina. E naturalmente: usar sempre um lenço de papel limpo. Caso contrário, os vírus podem entrar de novo pelo nariz.

Quando as mucosas nasais incham: o que ajuda no nariz entupido

Se o nariz estiver muito entupido, tal geralmente deve-se às membranas mucosas inchadas associadas às secreções. O objetivo no tratamento do desconforto nasal é, portanto, dar suporte à mucosa nasal no inchaço e dissolver a secreção.

As pessoas afetadas podem, entre outras coisas, recorrer a medicamentos na farmácia para ajudar a desinflamar as suas mucosas. Quando o nariz está muito bloqueado os sprays nasais são, para muitos, o medicamento escolhido – porque alivia o nariz de modo fiável. Estes medicamentos devem ser usados apenas durante um período limitado, caso contrário existe o risco de danos permanentes nas mucosas do nariz e pode ocorrer um efeito de dependência com a consequência de que as pulverizações nasais deixam de ter um efeito suficiente.

As dicas que se seguem e os remédios caseiros também podem ajudar a libertar o nariz:

  • As inalações de vapor com óleos essenciais como a hortelã-pimenta, têm um efeito anti-inflamatório e humedecem as vias respiratórias.
  • No sono, ajuda ter a cabeça ou a parte superior do corpo um pouco mais subida, porque deste modo as mucosas não incham tanto.
  • Limpezas nasais com sal de cozinha humedecem também as mucosas e podem enxaguar os agentes patogénicos.

Após uma semana a constipação deve ter passado. No entanto, se o sintoma nasal persistir ou se sofrer constantemente de um nariz entupido, é aconselhável consultar o médico. Este pode fazer um diagnóstico preciso e recomendar um tratamento adequado.