Nariz com congestão nasal: espirros numa constipação

Primeiro aparecem os espirros frequentes, depois a congestão nasal – a constipação é por vezes bastante incómoda. Se o nariz também estiver entupido limita em parte a respiração. Como consequência, muitas pessoas têm problemas de sono. Mas afinal porque razão ficamos constipados? E o que ajuda no combate à congestão nasal?

Uma jovem assoa o nariz a pingar

Já sabia?

Os espirros são muitas vezes o primeiro sinal de uma constipação que se aproxima, pois o corpo procura deste modo afastar os agentes patogénicos das vias respiratórias superiores. No entanto, outros corpos estranhos, como poeira ou pólen, podem causar espirros.

Constipação: mais do que apenas um nariz a pingar

Se as pessoas sofrem de congestão nasal (rinite), será geralmente porque apanharam uma infeção das vias respiratórias superiores. Muitas vezes esta é desencadeada por vírus, especialmente os chamados rinovírus. Como resultado, a membrana mucosa do nariz e dos seios nasais fica inflamada e produz secreções. Isto pode causar diferentes sintomas:

  • Espirros abundantes, especialmente no início
  • Formigueiro ou comichão no nariz
  • Nariz a escorrer ou entupido
  • Dores de cabeça
  • Dificuldade em respirar pelo nariz

Devido ao nariz entupido, é frequente que o olfato e/ou o paladar fiquem limitados. Sintomas como estes, juntamente com o nariz a escorrer e os espirros, normalmente devem desaparecer após duas semanas. Se não for o seu caso, consulte um médico para que este lhe indique a melhor ajuda contra a constipação.

O que ajuda contra a constipação?

Compressas mornas à volta dos membros dolorosos, chá, entre outros.. Os truques das avós!

Quando o nariz está dorido devido ao muito assoar, ou a respiração torna-se mais difícil, as pessoas afetadas questionam-se: o que ajuda contra uma constipação incómoda? Quem está muito ocupado ao nível profissional ou privado, em especial, deseja ficar curado depressa. Segue-se muitas vezes o recurso a medicamentos da farmácia.

  • Os sprays nasais descongestionantes tendem a promover em geral uma respiração mais livre, mas podem ser prejudiciais a longo prazo e, portanto, não devem ser usados por mais de alguns dias.
  • Os medicamentos orais também podem ajudar a reduzir a inflamação das membranas mucosas no nariz.

Remédios caseiros para uma constipação com espirros são muitas vezes mais caros do que os medicamentos e, portanto, difíceis de inserir no quotidiano. Pode tentar aliviar os seus sintomas, como o nariz entupido, com a ajuda da inalação de vapor.

Não consegue dormir por causa da constipação?

Nariz entupido? Por vezes faz com que seja impossível dormir, porque não se consegue respirar normalmente pelo nariz. O que fazer para poder dormir melhor quando está constipado: tentar colocar a cabeça ligeiramente mais elevada ajuda as membranas das mucosas a descongestionar.

Dicas para prevenir a constipação

O melhor conselho para a constipação consiste numa defesa imunológica saudável. Através de uma alimentação equilibrada com muitas vitaminas, bem como sono suficiente e atividade física regular. São recomendáveis para este caso desportos de resistência tais como, natação, jogging ou bicicleta.

A higiene desempenha também um papel importante, especialmente no período propício a constipações, onde deve lavar as mãos regularmente, pois é aí que geralmente os vírus se instalam. A ventilação no inverno também pode evitar o congestionamento nasal, pois aumenta a humidade da sala e protege as membranas das mucosas de secarem. Além disso, através da ventilação reduz-se o número de vírus no ar ambiente.

Procura outros conselhos para constipações? Descubra aqui como pode prevenir o nariz a pingar e a constipação.

Nariz a pingar por causa de uma alergia?

Nem sempre uma constipação é a causa do congestionamento nasal. Se não houver sintomas comuns de constipação, como por exemplo dores nos membros, uma alergia pode ser o desencadeador para o nariz a pingar. As pessoas afetadas sofrem na maioria das vezes das seguintes queixas:

  • Comichão no nariz
  • Olhos lacrimosos
  • Problemas respiratórios
  • Erupções cutâneas

Os desencadeadores de uma alergia, os designados alergénios, incluem entre outros, o pólen, pelos de animais, ácaros ou fungos. Se não tem a certeza da causa dos espirros, pode fazer um teste de alergias com um médico, que pode também ajudar a combater os espirros devido a uma alergia.