Sugestões simples mas eficazes contra as dores de cabeça

Como podemos reduzir as dores de cabeça? As dores de cabeça passam dificilmente despercebidas e, na sua maioria, limitam significativamente a concentração e a capacidade de raciocínio. De um modo geral, levamos a sério as dores na zona da cabeça, especialmente porque se trata do cérebro, um dos órgãos mais importantes que temos. Conheça algumas das nossas sugestões contra as dores de cabeça.

Os exercícios de relaxamento e outros do género poderão reduzir as dores de cabeça

Aliviar dores de cabeça: estas sugestões ajudam contra as dores de cabeça

Está a caminho do trabalho e a dor de cabeça não passa? Não há problema, nós temos a solução!

As dores de cabeça fazem com que o nosso dia-a-dia seja um desafio: os barulhos, a luz clara, a concentração elevada - inúmeros fatores que podem influenciar ou minorar as queixas. Para que não seja muito afetado e para que o seu bem-estar seja restringido o menos possível, conheça as melhores sugestões contra as dores de cabeça:

  • Exercícios de relaxamento
    Deixar que o frenesim do dia-a-dia fique para trás e focar-se no bem-estar é uma capacidade que ajuda contra a reincidência de dores de cabeça. Em muitos casos, os sintomas estão relacionados com uma sobrecarga mental que se verifica através das tensões e dores de cabeça associadas. Os exercícios de relaxamento seguintes poderão também ser úteis: Yoga, treino autogénico, Qigong e outros ajudam a quebrar o ritmo quotidiano.
  • Local de trabalho ergonómico
    Um local de trabalho que seja benéfico para as costas está entre as sugestões contra as dores de cabeça, especialmente quando a maioria das pessoas passa grande parte do dia sentada. Uma postura corporal incorreta pode também ter consequências negativas: as tensões musculares no pescoço, ombro ou costas expressam-se rapidamente em dores de cabeça associadas a tensão. Para as evitar, recomendamos que tenha em atenção os seguintes pontos: distância de pelo menos 50 centímetros entre o ecrã e o rosto, uma cadeira de secretária ergonómica, alteração frequente da posição sentada e uma secretária de altura ajustável.
  • Desporto
    A prática regular de desporto fortalece o corpo e liberta a mente. O movimento não liberta a tensão apenas no sentido literal da palavra: os músculos tensos, devido a, por exemplo, excesso de stress ou a um longo período sentado, são libertos de uma forma mais natural - o que pode também reduzir as dores de cabeça e prevenir as enxaquecas. É permitido fazer tudo o que lhe sabe bem e que não piore os sintomas, como nadar, correr ou dar uma volta no parque de bicicleta.
  • Alimentação
    A alimentação saudável e nutritiva pode ajudar a reduzir as dores de cabeça. As pessoas que tomam vitaminas e proteínas suficientes fortalecem o corpo e todas as células estão devidamente nutridas. Um nível constante de açúcar no sangue, sem grandes subidas ou descidas, pode prevenir as dores de cabeça. Logo, é importante observar durante uma crise de dores de cabeça se a pessoa tem fome ou se o nível de glicemia caiu abruptamente. Não deverá esquecer-se também de beber água suficiente! Até a ingestão insuficiente de água leva, frequentemente, à dor de cabeça.
  • Regularidade
    Entre as sugestões contra as dores de cabeça está também a necessidade de implementar uma certa rotina no seu dia-a-dia. Isto não significa que todos os dias tenham de ser iguais. Poderá passar simplesmente por, por exemplo, não saltar refeições. Além disso, um ritmo regular de sono-vigília é, em muitos casos, benéfico: muitas pessoas têm menos dores de cabeça quando se levantam e vão dormir sensivelmente à mesma hora.

Experimente estas sugestões e tenha em atenção ao desenvolvimento das suas dores de cabeça. As dores tornaram-se mais fracas? As dores de cabeça são menos frequentes? Se isto não acontecer, deverá consultar um médico, pois poderá ser útil chegar à raiz dos seus sintomas e descobrir uma forma de tratamento adequada. Para alívio dos sintomas pode também tomar um analgésico, como Aspirina®.