Proceder eficazmente contra as dores musculares e nas articulações

Tensão, cãibra ou distensão muscular – as causas da dor são tantas quanto as ofertas terapêuticas. O que fazer, então, em caso de dores musculares? E os tratamentos para dores musculares, também ajudam nas dores nas articulações?

Massagens contra dores musculares

O que ajuda no caso de dores musculares?

Aspirina MicroActive®, Migraspirina®, Aspirina C® ou Aspirina Granulado®? Qual o mais indicado para mim?

Pressionar, beliscar, picar: As dores musculares manifestam-se de diferentes maneiras, consoante a causa que lhe está subjacente. Deve consultar um médico, sempre que não tiver a certeza sobre a causa do sintoma ou se tiver lesões ou doenças. O médico pode fazer um diagnóstico e iniciar as medidas terapêuticas apropriadas. Em dores musculares, estas consistem por exemplo em:

  • Fisioterapia
  • Massagens
  • Cremes analgésicos ou comprimidos
  • Acupuntura

No entanto, para lidar com a dor muscular, as pessoas afetadas também têm à escolha diferentes abordagens terapêuticas que podem aplicar em casa. Se sofrerem de dores agudas, devem em primeiro lugar acabar com o ciclo de dor através de analgésicos – isso proporciona-lhes uma pausa e pode impedir que a dor se torne crónica. Por exemplo, o comprimido Aspirina® ativa os mecanismos de defesa contra a dor do corpo, inibindo os neurotransmissores. Porque a substância ativa tem propriedades anti-inflamatórias, a dor é aliviada e assim pode movimentar-se novamente.

O que pode fazer ainda em caso de dores musculares? Além do uso de analgésicos, existem outras maneiras de combater suavemente a dor aguda e a tensão, por exemplo, com tratamentos térmicos: ao tomar banho, coloque um jato de água quente na área dolorosa ou tome um banho quente com produtos de banho relaxantes. Igualmente a luz infravermelha, emplastros térmicos e o bom e velho saco de água quente às vezes fazem milagres.

E, por último, mesmo quando sofre de dores agudas, deve manter a calma, pois o stress não só desempenha um grande papel no surgimento da dor como também a reforça e leva a um aumento da tensão. Por essa razão, faça exercícios de relaxamento, por exemplo yoga, treino autogénico ou exercícios para a distensão muscular.

Contra dores musculares: prevenir a dor

Quer prevenir as dores agudas diárias por mais tempo? Então, pratique exercício! Atividades regulares que fortaleçam os músculos das costas, como andar de bicicleta, nadar ou caminhar mantém-no em movimento e cuidam dos ossos e músculos fortes. Estabeleça o treino adequado para si e planeie sempre uma fase de aquecimento. Além disso, certifique-se de curar ferimentos e reduzir a obesidade, se necessário.

Movimento em caso de dores nas articulações

Durante muito tempo, a abordagem consistiu em ser tolerante com a dor nas articulações. No entanto, este método não provou ser muito eficaz - pelo contrário, pode até agravar a dor. Assim, permaneça ativo! Quem se movimenta com regularidade influencia positivamente as articulações. Com o movimento, nutrientes importantes chegam às cartilagens enquanto que os produtos degradados são escoados.

Neste caso, o movimento não é apenas um qualquer movimento. Deve selecionar tipos de desportos que fortaleçam e que exijam em simultâneo muito movimento das articulações. Estas atividades podem ser, por exemplo:

  • Natação
  • Andar de bicicleta
  • Fazer caminhadas
  • Fazer flexões

As sessões de treino de fisioterapia são uma mais-valia para os músculos e as articulações. Estas reforçam os músculos, que por sua vez estabilizam as articulações e ao mesmo tempo fomentam o exercício. Consulte o seu médico ou farmacêutico e informe-se sobre qual a fisioterapia adequada para a sua condição.