Dores nas costas e no pescoço: Tratamento e Prevenção

Das vértebras cervicais às vértebras lombares no cóccix - a coluna vertebral possibilita que as costas sejam estáveis e simultaneamente flexíveis. Por isso mesmo, o mais importante é fortalecer suficientemente as suas costas. Mas o que fazer se tiver dores agudas nas costas e no pescoço? Que possibilidades de tratamento existem?

Mulher sobre uma bola de exercício: O desporto é um remédio para as dores nas costas

O que ajuda a aliviar as dores nas costas? Visão geral

Em primeiro lugar, o tratamento de dores nas costas e no pescoço depende das causas. Por exemplo, se houver uma hérnia discal, esta deve ser tratada de modo diferente de um nervo comprimido.

Qualquer pessoa que sofra de dores nas costas por mais de quatro dias deve, em qualquer caso, consultar um médico, para que este faça o diagnóstico correto e inicie a terapêutica apropriada.

Por exemplo:

  • Termoterapia
  • Medicamentos
  • Fisioterapia
  • Intervenção cirúrgica

Para libertar a tensão muscular, o médico pode também prescrever massagens de relaxamento. De antemão, deve informar o massagista em detalhe sobre as suas queixas; certifique-se de que este é especializado.

A terapia de calor para tratamento das dores nas costas e no pescoço

A par de terapias específicas, existem ainda medidas de caráter geral que pode tomar. Dado que a tensão muscular é muitas vezes o resultado de dores nas costas e no pescoço, os tratamentos com calor podem ajudar a libertar os músculos contraídos e a aliviar a dor concomitante.

Nem sempre tem que ser um saco de água quente ou uma almofada com enchimento de caroço de cereja. Pode tentar alternativamente os seguintes métodos:

  • Enrole um cachecol de lã ou pano em redor da área afetada.
  • Um duche quente ou um banho de imersão não relaxa apenas os músculos.
  • Irradie a área dolorosa com uma lâmpada infravermelha - 10 a 20 minutos são geralmente suficientes.

Evite uma má postura

Quem sofre de dores no pescoço ou nas costas, tende a assumir uma postura incorreta, para evitar as dores. Contudo, isto reforça as tensões e causa ainda mais dores. Por isso, movimente-se! Assim consegue reforçar a musculatura e soltar as tensões musculares.

Analgésicos para as dores nas costas

Aspirina MicroActive® atua rapidamente: descubra como e porquê. Sabe a quem é aconselhada? Nós explicamos-lhe!

Quando outros métodos falham, as pessoas afetadas perguntam com frequência o que ajuda contra as dores nas costas. Sobretudo quem já vive esta situação e sente aflição por causa dos sintomas, deseja aliviar as dores tão depressa quanto possível. Em caso de dores agudas nas costas, pode também ser usado tratamento com analgésicos, bastante eficazes, à base de ácido acetilsalicílico, como por exemplo Aspirina® Comprimidos. No entanto, os medicamentos só devem ser usados a curto prazo - uma solução permanente deve ser combater a causa.

Prevenir as dores no pescoço e nas costas

Para não dar qualquer oportunidade à tensão nos músculos do pescoço e das costas, pode tomar algumas medidas preventivas. Evite más posturas no local de trabalho. Aqueles que se sentam por muito tempo, devem esticar as pernas nos intervalos - isto também faz bem às costas. Preste também atenção à colocação do mobiliário ergonómico no seu trabalho, por exemplo, ajuste a altura da mesa e da cadeira ao seu corpo.

Calor, massagens ou medicamentos são adequados principalmente para dores agudas nas costas e no pescoço. Para combater a causa - músculos tensos - deve considerar ir a um centro de exercícios para as costas ou ginástica para as costas. Através de exercícios especiais poderá fortalecer a musculatura das costas. É importante praticar com regularidade os exercícios em casa.

Além disso, pode fortalecer as suas costas com prática desportiva regular e exercícios de fortalecimento. Isto irá fornecer-lhe a estabilidade e flexibilidade necessária para as costas - mas não se esqueça de também fortalecer o seu abdómen, uma vez que este também participa da estabilidade da coluna vertebral.