Prevenção de Enxaquecas: o que deve ter em conta

As enxaquecas podem fazer com que o dia-a-dia seja um obstáculo intransponível. Ir para o emprego? Conciliar família e emprego? Cumprir todas as obrigações? Durante uma crise aguda de enxaquecas, tudo isto é simplesmente impossível. É melhor, sem dúvida alguma, deixar que as coisas não cheguem a extremos. A prevenção das enxaquecas é possível.

A prática de yoga pode contribuir para a prevenção de enxaquecas

Prevenção de enxaquecas: o que pode fazer

O básico de uma prevenção de enxaquecas bem-sucedida é conhecer os desencadeadores individuais das enxaquecas e evitá-los. Em alguns fatores, a prevenção é o mais fácil, noutros mais difícil. Comece por identificar os desencadeadores, que podem ser:

  • Stress ou descanso logo a seguir ao stress (por exemplo, no início das férias)
  • Alterações climáticas
  • Flutuações no equilíbrio hormonal, por exemplo antes e durante a menstruação
  • Saltar refeições
  • Dormir pouco ou muito
  • Ingestão de determinados alimentos, como vinho tinto, certos tipos de queijo ou chocolate

Todos estes factores poderão despoletar uma nova crise. Em especial nos alimentos, é bastante difícil saber se os ataques de fome desencadeiam as enxaquecas – ou se o corpo está apenas a preparar-se para uma crise.

Para facilitar as suas tarefas, oferecemos-lhe um diário de enxaquecas, no qual poderá registar as circunstâncias de cada crise e verificar gradualmente quais os fatores e padrões comuns. Na tabela pré-preenchida poderá registar os pontos temporais das crises e os sintomas. Desta forma, não terá dificuldades em descrever os seus problemas relacionados com as dores de cabeça ao seu médico numa data posterior: este pode retirar conclusões importantes com as circunstâncias das dores para tratamento adicional e para fazer recomendações que possam ajudar a prevenir as enxaquecas.

Stress, sono, medicamentos: mais formas de prevenção de enxaquecas

Um fator essencial na prevenção de enxaquecas é evitar o stress. O stress mental, seja relacionado com a vida familiar ou profissional, aumenta a sensação de sobrecarga. Em muitos casos, o stress revela-se sob a forma de dores de cabeça tensionais ou enxaquecas. Se for este o seu problema, faça uma pausa para que possa relaxar e descontrair. Existem várias técnicas que poderão ajudar, como o relaxamento muscular progressivo de Jacobson ou yoga. Uma prática regular de desporto relaxa o corpo e a mente; os desportos de resistência como corrida ou bicicleta são especialmente adequados.

Com as enxaquecas a sua cabeça exige rotina: as alterações na sua rotina podem ser uma sobrecarga para si e poderão desencadear enxaquecas. Como medida de prevenção, é muito importante comer regularmente e, sempre que possível, à mesma hora. Permita que o seu sistema nervoso faça uma pausa, com um ritmo regular de sono, também durante os fins de semana e nas férias.

As pessoas que sofrem de enxaquecas fortes e regulares deverão consultar o médico para a prescrição de medicamentos para a prevenção. Na maioria dos casos, tanto a ocorrência como a gravidade da enxaqueca podem ser significativamente reduzidas.